Pesquisar este blog

segunda-feira, maio 4

Violência em 2015 diminui em relação a 2014 mas aumenta se comparada a 2013


Por: Álvaro Guimarães 
alvaro.policia@diariopopular.com.br
Diário Popular, edição 04 de maio

Em Pelotas, índice de homicídios caiu 7% em relação ao primeiro trimestre de 2014; em Rio Grande, índice de mortes violentas caiu 23%

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou na última semana o relatório da criminalidade no primeiro trimestre de 2015 no Rio Grande do Sul.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, os dados das duas maiores cidades da Zona Sul acompanham o desempenho geral da estatística no resto do Estado, com uma sensível redução da violência urbana. Porém, ao se comparar o número de ocorrências registradas nos três primeiros meses com 2013, se percebe um aumento preocupante dos crimes.
No primeiro trimestre deste ano chama atenção a redução dos homicídios e dos furtos, tanto emPelotas, como em Rio Grande. Na maior cidade da região o número de assassinatos apresenta uma diminuição de 7% com relação aos três primeiros meses de 2014. Em Rio Grande, esta redução é ainda mais significativa é chega a 23%.
A queda dos casos de furtos é outra boa notícia. Somados os índices dos dois municípios, a ocorrência deste tipo de delito é 61% menor do que no ano anterior, sendo 39% somente em Pelotas.
A estatística oficial ainda aponta para uma melhora nos dados de Pelotas relativos aos roubos de veículos, que caíram de 65 em 2014 para 50 em 2015, representando uma redução de 23% do total de casos.
O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini atribui os resultados positivos à mudança das estratégias de ação da SSP neste ano. “Conseguimos reduzir estes índices com ações focadas em dois eixos principais, nas 19 cidades onde 80% dos crimes acontecem, e no eixo da prevenção e da repressão da violência criminal”, afirma.
Evolução da criminalidade
Com o objetivo de obter uma visão mais completa do contexto da insegurança urbana nas duas cidades mais populosas do Sul do Estado, o Diário Popular decidiu comparar os dados estatísticos de 2015 e 2014, com 2013. Ao fazer isso se descobre uma realidade muito diferente daquela contida nos números e percentuais divulgados esta semana.
Exemplo disso é o crescimento vertiginoso dos casos de assassinatos que, em Pelotas, saltaram de 12 entre janeiro e março de 2013 para 27 neste ano, o que equivale a um aumento de 125%. Em Rio Grande, a incidência deste tipo de crime cresceu 100% na mesma comparação, subindo de cinco para dez no período.
Percentuais igualmente alarmantes são encontrados na confrontação das informações relativas aos furtos de veículos em Pelotas, que aumentaram 257% de 2013 para 2015 e, dos assaltos em Rio Grande, que no mesmo período cresceram 100%.

Nenhum comentário: