Pesquisar este blog

segunda-feira, outubro 20

Mantida condenação de mulher que trazia menores da Bahia para se prostituirem

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por unanimidade de votos, manteve sentença da comarca de Petrolina de Goiás, que condenou Sirleides Queiroz dos Santos pelo crime de exploração sexual de vulnerável. 

Ela foi sentenciada a cinco anos de reclusão em regime inicial semiaberto por manter, em sua danceteria, três adolescentes que trabalhavam como garotas de programa. O relator do processo foi o desembargador Leandro Crispim. Sirleides buscava sua absolvição ao argumento de que não existem provas da exploração sexual. 

O desembargador constatou a materialidade do crime pelo auto de prisão em flagrante e boletim de ocorrências. Já a autoria, o magistrado a extraiu das declarações prestadas pelas meninas que foram encontradas na danceteria e dos conselheiros tutelares que trabalharam no caso. As garotas contaram que Sirleides as conheceu no Estado da Bahia e lhes ofereceu trabalho em um restaurante, na cidade de Petrolina. Elas relataram que, contudo, ao chegarem no município, descobriram que teriam de trabalhar como garotas de programa. 

Elas afirmaram que eram ameaçadas de morte por Sirleides e seu marido, caso fugissem do local. Disseram, ainda, que não recebiam nenhum valor pelos programas e, em troca do trabalho sexual, recebiam abrigo e alimentação. Além disso, atestaram que Sirleides tinha a proteção de três policiais da cidade. Os conselheiros tutelares declararam que o Conselho Tutelar de Guaratinga, na Bahia, entrou em contato com eles, informando que algumas adolescentes daquela cidade haviam sido conduzidas até Petrolina e estavam submetidas à prostituição. 

Eles contaram que foram ao local e abordaram as garotas, que apresentaram CPFs em nome de pessoas maiores. Por suspeitarem que as meninas fossem menores de idade, os conselheiros fizeram um relatório ao juízo da comarca, que expediu mandado de busca e apreensão. Acompanhados da polícia, os conselheiros voltaram à danceteria e encontraram as meninas escondidas debaixo de camas. 

Por conta disso, Leandro Crispim afirmou que nenhuma dúvida há quanto à responsabilidade da apelante na prática do delito em comento, não havendo se falar em absolvição. Ele considerou que a pena foi aplicada de forma adequada, sem excessos e em montante que corresponde à proporcionalidade. Ele também manteve o regime semiaberto, pelo fato de pena aplicada ter sido superior a quatro anos. 

A ementa recebeu a seguinte redação: Apelação criminal. Exploração sexual de vulnerável. Materialidade e autoria confirmadas. Pretensão absolutória e desclassificatória afastadas. Se do contexto da prova nenhuma dúvida há quanto à responsabilidade da apelante na prática do delito de exploração sexual de vulnerável, e estão configurados todos os elementos típicos da conduta, não há que se falar em absolvição nem em desclassificação de conduta. 2. Mitigação da pena. Verificado que a aplicação da sanção se deu de forma adequada, sem excessos e em montante justo, que corresponde à proporcionalidade entre o binômio reprovação e a prevenção do crime, deve ser mantida. 3. Regime de pena. Observando que o regime de expiação da pena se deu de acordo com a previsão legal - semiaberto (art. 33, §2º, b, do CP), tratando-se de sanção acima de 04 anos de reclusão, não há de se cogitar em aplicação de regime mais benéfico. 4.Substituição da sanção corpórea por restritiva de direitos. Inaplicável o artigo 44 do Código Penal se não preenchidos os seus requisitos, sendo a quantidade da pena privativa de liberdade aplicada superior a 04 anos. Apelação conhecida e desprovida. (200992227437)  

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Nenhum comentário: