Pesquisar este blog

domingo, setembro 28

Denúncias contra Policiais Militares de Jaguarão

Jornal Diário Popular publicou, ontem, notícia sobre mais uma prisão de Policial Militar (Brigada Militar) em Jaguarão.

A Promotora de Justiça pediu a prisão do sexto policial por suposta Tortura


O mandato contra a sargento I.L.V. foi cumprido no início da noite de quinta-feira pela Brigada Militar

Por: Álvaro Guimarães -  alvaro.policia@diariopopular.com.br

A Promotoria de Justiça de Jaguarão determinou a prisão de mais um policial militar da cidade por envolvimento no caso de tortura que teria sido realizado contra cinco suspeitos de furtar a casa de um dos PMs e a motocicleta de outro. O mandato de prisão contra a sargento I.L.V. foi cumprido no início da noite de quinta-feira pela Brigada Militar (BM). Na sexta-feira (26) a sargento foi transferida para Porto Alegre onde estão os outros cinco acusados.

Na quarta-feira a promotora Cláudia Pegoraro havia apresentado a denúncia contra os policiais R.F.N., E.F.P., E.R.S., J.S.V., O.S.F e contra a sargento. Um civil, F.M.C. também foi denunciado como participante da sessão de tortura realizada na madrugada de 7 de setembro. Ele é o único que ainda permanece em liberdade.

O comando do 3º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (BPAF) informou, sexta-feira, que o policiamento na cidade foi reforçado por policiais transferidos temporariamente dos quartéis de Rio Grande e Pelotas. O número exato de PMs enviados para Jaguarão, no entanto, não foi detalhado.

A denúncia

A denúncia do Ministério Público (MP) assinada pelos promotores Cláudia Rodrigues Pegoraro, de Jaguarão, e Luciano Vaccaro, da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais aponta cinco policiais militares e um civil como os autores da sessão de tortura e, ainda, de coação de testemunhas. Um dos policiais também foi denunciado por posse ilegal de um revólver calibre 38.
Os policiais O.F. e I.V são acusados, ainda de abuso de autoridade, por forjar uma prisão em flagrante e invadir uma residência para apreender objetos furtados sem mandado judicial.

Relembre o caso

Na noite de 6 de setembro, os policiais O.F. e J.V. tiveram suas residências furtadas. Os dois estavam de folga. Eles pediram ajuda para outros três policiais que estavam de serviço naquela noite R.N., E.P. e E.S. e para a sargento I.V. que também estava de folga. Durante a madrugada, os seis realizaram uma verdadeira caçada pela periferia e zona rural de cidade em busca de suspeitos dos crfime. A cada invasão de residência, o grupo algemou suspeitos dos furtos e agrediu as vítimas com chutes e socos para depois colocá-los dentro da viatura. Em seguida se encaminharam para a chácara de propriedade de J.V., na localidade da Santinha, interior da cidade e lá espancaram os suspeitos com pedaços de pau e rebenque. As vítimas relataram que também foram sufocadas com sacos plásticos. A tortura durou até o raiar do dia. Uma das vítimas é um adolescente de 17 anos.


Fonte: Diário Popular

Nenhum comentário: