Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 28

Diário Popular na cobertura do Júri Simulado


            Confira abaixo imagens da simulação do Júri e a avaliação da professora Ana Cláudia Lucas 
            sobre a importância da atividade.
            

Alunos do curso de Direito da UCPel participam de júri simulado no Foro A ação foi coordenada pelos professores Marcelo Cabral e Ana Cláudia Lucas Uma atividade diferente envolveu os alunos do 9º semestre do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na manhã desta quarta-feira (27). Os estudantes participaram de um júri simulado, envolvendo o julgamento de um processo penal, no Salão do Júri do Foro de Pelotas. 

Coordenado pelos professores Marcelo Cabral e Ana Cláudia Lucas, o evento apresentou um caso antigo, onde os alunos desempenharam diversos papéis no julgamento, como juiz, Ministério e Defensoria Pública, testemunhas, jurados, e réu. Como o evento foi simulado, os nomes reais dos envolvidos foram preservados. "A participação dos alunos na simulação permite uma experiência bastante próxima da realidade", diz Cabral. 

Após os estudantes tomarem seus lugares, a sessão foi aberta. A escrivã realizou a chamada dos jurados, sete deles foram sorteados e escolhidos para participar do julgamento. Logo após o réu e a Defensoria tomarem seus lugares, a primeira testemunha foi chamada e questionada tanto pela acusação quanto pela defesa. 

Futuro quase definido 

Os alunos encararam a situação com muita seriedade. Uma vez que a sessão se desenrolava, percebia-se também que, mesmo sendo uma simulação, a tensão característica de julgamentos também se fazia presente, sendo perceptível nas expressões e nas falas dos estudantes. 

“Para o acadêmico, a simulação acarreta bastante experiência positiva para o futuro, pois termina também com o nosso nervosismo no momento da oratória. Foi importante ainda porque quem assumiu certos papéis, provavelmente irá segui-los”, observou a aluna Stephanie Balreira, 22, que cursa o 9º semestre do Curso de Direito da UCPel. A jovem atuou como promotora e confessa ter se identificado com o segmento que pretende seguir carreira. 

“Foi muito real, até por se tratar de um fato que ocorreu. E mesmo sendo uma simulação o debate entre Promotoria e Defensoria foi bem acalorado. Levo comigo o máximo de conhecimento da prática”, considerou. O evento é realizado semestralmente com as turmas do Direito e faz parte da preparação e vivência dos alunos.

Nenhum comentário: