Pesquisar este blog

terça-feira, agosto 27

Operação Rousseau III: 117 pessoas são denunciadas por fraude em veículos leiloados


Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 27, o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, o Promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) João Beltrame e a Promotora de Justiça de Alvorada Rita Conte Soeiro de Souza deram mais detalhes sobre a Operação Rousseau III. Agentes do Gaeco cumpriram 25 mandados de busca e apreensão, sendo 17 no Rio Grande do Sul, cinco no Paraná e três em São Paulo. 

Foram denunciadas pelo Ministério Público 117 pessoas pelos crimes de formação de quadrilha e inserção de dados falsos em sistema de informações públicas. Conforme as investigações, eles fraudaram os documentos de 173 veículos que haviam sido comprados em leilões em São Paulo entre 2010 e 2013. A eles, são imputadas 546 condutas criminosas.

Também participaram da coletiva o Presidente do Detran, Leonardo Kauer, e o ex-Diretor Presidente da autarquia e atual Secretário Estadual de Administração e Recursos Humanos, Alessandro Barcellos. O Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, reiterou a importância da parceria entre as instituições: “o Detran, assim como os cidadãos, é vítima desse problema, e a união de esforços possibilitou que esse núcleo de fraude fosse estancado”.

A FRAUDE

Conforme o Promotor de Justiça João Beltame, veículos acidentados vendidos por seguradoras em leilões em São Paulo eram comprados por empresários ou particulares do Rio Grande do Sul. Depois de consertados e inspecionados por mecânicas autorizadas pelo InMetro, seguiam para seus novos proprietários, mas com a anotação no Certificado de Segurança Veicular (CSV) de que o veículo era sinistrado. Ao seguir para o CRVA 0023, de Alvorada (onde foi cumprido mandado de busca e apreensão), essa anotação era retirada. Dessa forma, o lucro com a fraude foi de R$ 1,285 milhão.

Além dos mandados, 12 pessoas, credenciadas ao Detran, bem como o CRVA 0023, tiveram suas atividades suspensas por determinação judicial.

A Corregedoria do Detran analisou as documentações de 150 mil veículos. Desses, cinco mil em 53 cidades gaúchas apresentam indícios de fraude e também serão investigados pelo MP. Conforme o Presidente da autarquia, Leonardo Kauer, além dos compradores, toda a sociedade é vítima, já que a fraude provoca riscos ao trânsito, na medida em que automóveis e motocicletas sem condições de trafegar podem estar circulando e, inclusive, causar acidentes. Além disso, ele acredita que a fraude ocorra em outros estados do país e, por isso, o Denatran foi informado. Os compradores dos 173 veículos fraudados serão notificados pelo Detran, que se reunirá com os CRVAs.


Fonte: Site do MPRS

Nenhum comentário: