Pesquisar este blog

quarta-feira, julho 31

Penitenciária do RS receberá cartilhas da mulher presa

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encaminha, nesta semana, à Penitenciária Modulada Estadual Agente Penitenciário Jair Fiorin, no município de Montenegro/RS, 130 cartilhas da mulher presa. As cartilhas serão distribuídas às mulheres que cumprem pena na unidade.

Editada pelo CNJ em 2011, a Cartilha da Mulher Presa traz orientações sobre os direitos, deveres e benefícios das mulheres encarceradas. A publicação traz ainda informações sobre progressão de regime, visita íntima, auxílio-reclusão e remição de pena, entre outros temas.

Com a cartilha, as presas também podem aprender a calcular o tempo de cumprimento da pena para ter direito à progressão do regime, de acordo com o tipo de crime. A publicação mostra ainda as sanções previstas para faltas graves cometidas na prisão, além de dicas de saúde da mulher, endereços e telefones de todas as defensorias públicas brasileiras.

Encontro – No final de agosto deste ano, o encarceramento feminino será debatido durante o II Encontro Nacional do Encarceramento Feminino, organizado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), do CNJ. O encontro será realizado nos dias 21 e 22 de agosto, em Brasília/DF, e tem por finalidade discutir e propor soluções para as dificuldades enfrentadas pela mulher no sistema prisional brasileiro, em que muitas de suas necessidades de gênero não são atendidas.

O evento é dirigido a profissionais que atuam junto à população carcerária, como juízes e servidores do Judiciário, diretores de presídios, secretários de Administração Penitenciária, integrantes do Ministério Público, agentes penitenciários e representantes do Ministério da Saúde.

Entre os temas que serão abordados durante o encontro estão a Política Nacional de Atenção Integral às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade, o envolvimento das mulheres com o tráfico de drogas, a situação das detentas portadoras de transtornos mentais e o atendimento às grávidas e às mães com os filhos no cárcere. Os interessados em participar devem se inscrever no portal do CNJ até o dia 20 de agosto.

Fonte: Agência CNJ de Notícias


Nenhum comentário: