Pesquisar este blog

terça-feira, junho 26

Crime sem controle: assassinatos seguem em alta no Estado em maio



Número de homicídios cresceu 13,7% no mês passado, apesar da criação de força-tarefa policial



Apesar de ações das autoridades para conter a escalada dos homicídios no Estado, indicadores divulgados ontem pela Secretaria da Segurança Pública mostram que será necessário ampliar os esforços para reduzir essa modalidade de crime.

No mês passado, o número de assassinatos cresceu 13,7% em relação a maio de 2011. Nos cinco primeiros meses de 2012, foi registrado um crescimento de 25,8% dos homicídios na comparação com o mesmo período do ano passado.

Ouso da polícia ostensiva é uma das medidas apontadas pelo secretário adjunto da Segurança, Juarez Pinheiro, para tentar reduzir o índice. Segundo ele, apenas 5% dos presos por homicídios são indiciados:

– A impunidade aumenta em progressão geométrica.

Aportar recursos para investigação e perícia e promover diálogo entre Ministério Público e o sistema judiciário também estão entre as soluções propostas por Pinheiro, para quem o enfrentamento à criminalidade não se resume à questão judicial.

Secretário adjunto destaca dados da Região Metropolitana

O Rio Grande do Sul segue a tendência de Estados como Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. Para estudar medidas de redução desses índices em nível nacional, Pinheiro participa hoje do lançamento da campanha de enfrentamento aos homicídios pelo governo federal.

Como observador, o secretário adjunto vai verificar como o Estado pode ajudar a baixar a média de homicídios no Brasil, atualmente em 27,2 a cada 100 mil habitantes. A recomendação da ONU é de, no máximo, 10 a cada 100 mil.

Segundo Pinheiro, a força-tarefa da Brigada Militar – que desde o início de maio deslocou cerca de 200 PMs do Interior para Porto Alegre, Alvorada, Gravataí, Viamão e Canoas – está começando a melhorar os índices na Região Metropolitana, sem prejudicar as áreas que tiveram os efetivos de policiais diminuídos, como a Zona Sul e Fronteira Oeste.

Outro indicador que também registrou aumento em maio foi o roubo de veículos: houve 927 registros do crime em maio de 2011, contra 1.014 no mês passado, uma variação de 9,3%. No acumulado dos cinco meses, a variação foi menor, mas cresceu 2,59%.

Ao avaliar as razões para o avanço do números de casos, a delegada de Roubos Vivian do Nascimento afirma que as quadrilhas estão soltas devido a brechas legais.

– Há muitos criminosos soltos por causa de conflito de jurisdição e do excesso de prazo nas prisões preventivas. Os presos não são julgados em 180 dias e acabam sendo soltos – afirma Viviane.

Segundo a delegada, essas circunstâncias geram o fenômeno prende-e-solta. Outro motivo, segundo ela, é que na maioria dos casos a vítima não consegue reconhecer o assaltante.

O delegado Juliano Ferreira afirma que o aumento dos registros dos casos pode explicar os números em alta:

– O que pode ocorrer é que os cidadãos passaram a registrar mais devido à confiança no trabalho que vem sendo realizado pela polícias Civil e Militar.

Na prática, a impressão de Ferreira é de que o roubo permanece estável.


Fonte: Site Zero Hora

Comentário meu: Em Pelotas, nos primeiros seis meses do ano, foram registradas 29 mortes violentas, numa média de 4.83 mortes por mês.

Nenhum comentário: