Pesquisar este blog

sexta-feira, março 30

Filho de traficante preso em 2010 liderava facção em São Borja



Adolescentes faziam distribuição da droga e crianças eram usadas como mensageiras


O filho de um traficante preso em 2010 era líder de uma das facções de tráfico de drogas investigadas pela Operação Navalha, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira, em São Borja, na Fronteira Oeste do Estado. Pelo menos 77 pessoas foram presas hoje mais 18 mandados de prisão devem ser cumpridos.

Conforme o titular da 1ª Delegacia de Polícia do município, delegado Gerri Adriani, o adolescente de 17 anos assumiu o ponto de tráfico que era chefiado pelo pai. "Ele está com mandado de prisão e é um dos principais investigados", contou Adriani. O delegado afirmou que jovens eram usados pelos traficantes para a distribuição das drogas e algumas famílias colocavam crianças como mensageiras.

Segundo o delegado, a localização grográfica facilita a entrada de entorpecentes e armas na cidade. "Pela proximidade com Paraguai, Argentina e Uruguai, a rota é de grande tráfego de veículos, o que contribui também para a passagem de drogas", explicou em entrevista à Rádio Guaíba.

As investigações da operação começaram há dois anos, após uma outra ação que resultou em 37 presos. No período, foram identificadas 13 quadrilhas ligadas os tráfico, envolvendo mais de 150 pessoas. "Foi possível vincular associação para o tráfico a 95 pessoas, então solicitamos os mandados judiciais", disse. Uma das maiores facções criminosas, de acordo com Adriani, liderada por um homem conhecido como "Leão", tinha cerca de 40 integrantes. O lucro diário de cada um dos pontos de droga girava entre R$ 500 e R$ 2.000.

O inquérito atual se desdobrou em 13, um para cada facção, cujo prazo para conclusão é de 30 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Adriani disse que as pessoas já foram incriminadas, portanto não deve estender muito a conclusão, apenas formalizar a documentação referente às prisões.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário: