Pesquisar este blog

quinta-feira, dezembro 29

Levantamento oficial aponta que número de homicídios cresce no Estado


Novembro foi um mês marcado pelo crescimento no número de homicídios no Rio Grande do Sul, em comparação com o mesmo período de 2010.

O aumento nos assassinatos chegou a 29,24%, ainda que tenha havido redução nesse tipo de crime quando a comparação é feita com os 31 dias de outubro. A informação é parte do balanço da segurança no Estado, divulgado na quarta-feira pela Secretaria da Segurança Pública.

Foram 137 homicídios em novembro deste ano, contra 106 no mesmo mês de 2010. A média do mês passado foi de 4,56 assassinatos por dia. Comparado à segunda metade do ano passado, o período entre julho e novembro de 2011 teve um crescimento assustador no índice de assassinatos no Estado. No total, já são 1.499 mortes em 2011 no Rio Grande do Sul.

Para o secretário-adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, o aumento pode ter relação com as alterações no Código de Processo Penal. Pinheiro cita o exemplo do Estado de São Paulo, onde o segundo semestre também registrou crescimento nos homicídios.

— Isso merece um estudo mais apurado. Eu não posso dizer qual seja a razão, porque seria uma irresponsabilidade. Mas quero dizer que, intuitivamente, a mudança na lei pode ter trazido um efeito colateral. Como quem comete um crime cuja pena é de até quatro anos pode pagar fiança e não ficar preso, seria muita coincidência São Paulo e Rio Grande do Sul, que tiveram essa mesma diminuição no primeiro semestre terem esse crescimento — argumenta Pinheiro, que comemora a diminuição das mortes na Capital, que, segundo ele, registrou seis homicídios a menos do que em novembro do ano passado.

Entre os pontos positivos do levantamento, o secretário-adjunto ressalta a diminuição no furto de veículos. O motivo seria a desarticulação de quadrilhas, principalmente na Região Metropolitana e no Vale do Sinos. Em relação aos homicídios, Pinheiro garante que o balanço final deste ano será positivo:

— Vamos terminar o ano de 2011 com menos homicídios do que em 2010. Mas estamos muito atentos a esse crescimento do segundo semestre – diz.

Aumento de apreensões de drogas é comemorado

Outro dado apontado no levantamento da secretaria é o aumento no tráfico de drogas. Em novembro, também em comparação com o mesmo período em 2010, houve um crescimento de 9,13%. Ainda que seja um número representativo, Pinheiro alega que o resultado é digno de comemoração:

— Esse tipo de crime, é positivo quando aumenta. Se deve a um trabalho de tentar cortar as veias que alimentam o tráfico. No caso da apreensão de drogas e prisão de traficantes, significa que nós estamos tendo uma ação da inteligência na desarticulação das quadrilhas.

Leia matéria completa em ZERO HORA

Nenhum comentário: