Pesquisar este blog

quinta-feira, abril 28

Justiça manda soltar promotora do DF acusada de simular insanidade mental


Deborah teria tentado atrapalhar as investigações sobre seu envolvimento com o mensalão do DEM.


O ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mandou soltar nesta quinta-feira a promotora de Justiça Deborah Guerner e o marido dela, Jorge Guerner, presos desde a última quarta-feira na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

A ordem de prisão foi emitida pela desembargadora Mônica Sifuentes, da Justiça Federal da 1ª Região, porque os Guerner teriam cometido fraudes processuais para atrapalhar as investigações sobre seu envolvimento com o esquema de corrupção no Distrito Federal, conhecido como mensalão do DEM.

Foto Andre Dusek
A promotora é acusada de simular insanidade mental e de forjar documentos para atestar o desequilíbrio mental. O marido teria participado de todo o processo. A prisão também foi motivada pela viagem que o casal fez à Itália sem informar o fato para a Justiça.

Na decisão, o ministro Napoleão Nunes considerou que prisão foi decretada de forma precipitada. "A prisão não está afinada com a proteção que o sistema jurídico confere ao direito de ir e vir", justifica.

Segundo o advogado do casal, Pedro Paulo de Medeiros, a ordem de soltura confirma que os Guerner nunca estiveram impedidos de sair do país.

— Eles também não tinham a obrigação de comparecer [à Justiça] porque são apenas investigados.

Conforme o defensor, o habeas corpus também afirma que, se há falsidade nos atestados médicos, isso não motiva a prisão preventiva. O casal Guerner deve ser solto nas próximas horas.

Fonte: Site Zero Hora

Nenhum comentário: