Pesquisar este blog

terça-feira, setembro 28

Aliado tecnológico = Caça-tiros: Estratégia de segurança para a Copa 2014!

R$ 2 milhões
é o investimento feito para instalar o sistema caça-tiros em Canoas. A iniciativa serve de piloto para as estratégias de segurança da Copa de 2014 no país.

Até o fim de novembro, Canoas espera completar a instalação dos sensores caça-tiros, responsáveis por identificar e informar à polícia a localização aproximada dos disparos no bairro Guajuviras. Ontem, o município festejou a inauguração da primeira fase do sistema, que já conta com 17 dos mais de 30 aparelhos previstos. Em 20 dias de funcionamento experimental, os equipamentos registraram pelo menos 40 incidentes reais.

Instalados em pontos estratégicos, o aparelho não apenas detecta os disparos, mas é capaz de apontar o calibre da arma disparada, apenas pelo tipo de som captado e gravado num computador. O Guajuviras foi escolhido por ser um dos bairros mais violentos de Canoas.

– Os dados que temos é que nas cidades em que foram aplicados o sistema (Los Angeles, Boston, Washington, San Francisco e Chicago) reduziram em 40% os homicídios (morte violenta por arma de fogo) e 60% os tiroteios – destaca o major Gerson Dias Gomes, comandante 15ºBatalhão da Polícia Militar (BPM).

Uma sala de controle no Centro Integrado de Segurança Pública (unidade que reúne guardas civis e policiais, situada a 15 quilômetros do Guajuviras) monitora as informações coletadas pelos sensores auditivos. Os computadores estão conectados a um telão no qual, ao primeiro disparo, surge um mapa com imagens de satélite. Ele mostra o local preciso onde aconteceu o disparo e a localização da viatura policial mais próxima.

A cerimônia de ontem contou com a participação de autoridades como o prefeito Jairo Jorge e o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

O sistema de detecção de disparos de arma de fogo (SDD) tem sua instalação possiblitada pelo Convênio firmado como Ministério da Justiça, com recursos provenientes do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). O SDD é desenvolvido pela empresa americana Shot Spotter, e é composto por sensores de audio que detectam e determinam a localização de ruídos explosivos e disparos de arma de fogo, em uma área aproximada de 3,3 quilômetros quadrados.
(Fonte: Zero Hora)

Nenhum comentário: