Pesquisar este blog

terça-feira, novembro 17

Programa de Formação/Integração do Professor Ingressante da UFPel


Desde o início do ano, considerando o número significativo de professores que ingressaram nos quadros efetivos da Universidade Federal de Pelotas, a Pró-Reitoria de Graduação organizou o Programa que dá título a esse post, como uma forma de integrar os novos professores à cultura acadêmica da Universidade.
Assim, na condição de professora ingressante, tenho participado dos encontros - os que me são possíveis em face dos demais afazeres profissionais - e têm sido muitos os frutos colhidos. 


Nessa perspectiva foi organizado um Mini-Curso, intitulado Metodologias para o ensino superior: aula universitária, no qual, dentre as atividades propostas, foram os professores convidados a aplicar uma estratégia de ensino na sua prática docente, para apresentação aos demais colegas. Me valho do espaço do Blog para incluir as estratégias de ensinagem que preparei. 





Estratégias de Ensinagem
 
- Estratégia 13 –
 

Estudo de Caso:




Assista o video abaixo, e apresente as teses acusatórias e defensivas pertinentes.







  Estratégias de Ensinagem

- Estratégia 7 –

Lista de Discussão por meios informatizados – Fórum

Indagações Provocativas:

A polícia tem papel fundamental na condução do Inquérito Policial. Como você avalia o protagonismo policial na apuração do fato delituoso? Quão importante é o papel da Polícia Judiciária na apuração do crime? Quais as conseqüências positivas e/ou negativas na boa ou má condução do Inquérito Policial? Em sua opinião, e com base na doutrina, o Inquérito Policial poderia ser abolido do Sistema Penal Brasileiro, naqueles casos em que ainda se o exige? Como você percebe as garantias constitucionais que deve ter o acusado, por ocasião das Investigações próprias do Inquérito? O que é aceitável que o acusado promova em sua autodefesa, no âmbito do Inquérito Policial? Quanto aos prazos de conclusão do Inquérito Policial, eles lhe parecem razoáveis? Tem o advogado o direito de acessar ao Inquérito Policial, mesmo quando sigiloso? O Inquérito Policial ganhou importância em face das alterações da legislação processual penal, especialmente no que diz respeito à possibilidade de absolvição sumária do denunciado logo após ser citado e ofertada a resposta? E sobre a concessão de poderes investigatórios ao Ministério Público, o que você teria a dizer? Vamos aproveitar este fórum para dialogarmos sobre o Inquérito Policial?

Um comentário:

Luciana disse...

Adorei Professora!
Não é por acaso que te acho uma professora maravilhosa e muito dedicada.
Beijão