Pesquisar este blog

quinta-feira, outubro 8

Leitura...estudo...aprendizagem e prova !


Tenho acompanhado, no últimos dias, as 'frases pessoais' dos meus alunos nas diversas redes sociais - orkut, facebook, twitter e, de quebra, no messenger - sobre  o angústia que enfrentam por ocasião das provas semestrais.

E isso acontece, por certo, pelo hábito que se tem de "estudar para a prova", ou seja, de estudar "quando tem prova". Por isso mesmo eu sempre sugiro aos alunos a leitura. Alguns realmente não desenvolveram o hábito de ler. Isso me faz lembrar de um professor que conheci em Brasília, autor do Livro, "Prova, um momento privilegiado de estudo.Não um acerto de contas", que escreveu, na dedicatória que me fez quando me presenteou com seu livro o seguinte: "não importa onde estamos em nossa caminhada, o que importa é que estamos caminhando".

Assim, quando os alunos me dizem que não lêem, eu lhes respondo que devem começar a fazê-lo imediatamente. Porque sempre é tempo de começar. Quando se lê, se estuda. E estudando, se aprende. E se quando lemos, estudamos e aprendemos, a prova passa a ser um desafio pequeno...bem pequeno.

Assim, vai a dica: se você ainda não desenvolveu o hábito da leitura, então comece hoje !

Bom período de provas para vocês.

Abraços

Ana Cláudia

2 comentários:

José Antonio Magalhães disse...

Eu detesto estudar apressado na última hora antes da prova. Bem melhor manter a matéria sempre em dia e, na véspera da prova, só ter que revisar

Por isso inclusive eu acho que as provas não deveriam ser exigentes demais, porque isso leva os alunos a pensarem que, se estudarem com antecedência, vão acabar esquecendo os detalhes

Prova boa é quando pede o essencial, aquilo que quem vem acompanhando os estudos sabe e se lembra, mesmo sem ter lido na noite anterior

Ana Cláudia Lucas disse...

O que tu chamas de prova boa é, para mim, é aquela que não procura a simples memorizaçao. Que, ao contrário, explora a capacidade de leitura e escrita do aluno, que exigem do mesmo operações mentais complexas para responder, o que de fato conduz na certeza de que houve aprendizagem significativa.
Abraço