Pesquisar este blog

sábado, setembro 19

Ensinando “(d)Direito” – As ferramentas da educação a distância como complemento para as atividades da sala de aula presencial.


Tenho experimentado, já há 4 anos, o desafio de “ensinar” (d)Direito a distância, e venho percebendo que esse modo de educar vem ganhando espaço crescente nas Universidades brasileiras, certamente por influência do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, mas também, especialmente, pela necessidade de romper antigos paradigmas do exercício de ensinar-aprender que não satisfazem mais ambos protagonistas desta práxis – alunos e professores.
Por outro lado, as ferramentas próprias da Educação a distância também podem ser instrumentos úteis para o desenvolvimento de atividades complementares as das salas de aula, especialmente porque os papéis de professor e alunos vão sendo alterados, na medida em que se descobre que, para trabalhar de forma colaborativa, e aprender em comunhão, não é necessário que todos estejam no mesmo lugar, ao mesmo tempo. Certamente, nesse caso, a sala de aula presencial ganha reforço. Se você é professor, e ainda não experimentou contar com essas ferramentas, aproveite, você poderá ter uma grata surpresa.

Nenhum comentário: