Pesquisar este blog

terça-feira, setembro 29

20 Anos de Graduação

Eu não pretendia referir aqui no Blog sobre a data de hoje. Mas não resisti. Explico. Há 20 anos atrás, em 29 de setembro de 1989 eu colava grau, e recebia o título de bacharel em Direito, pela Faculdade Direito da Universidade Federal de Pelotas. Dos momentos marcantes na minha vida – e eu não considero ser portadora de muitos – certamente a minha formatura é um deles. Naquela época, a solenidade de formatura era, sim, solenidade. E isso não apagava o nosso entusiasmo, nossa felicidade, a emoção pela conquista. Lembro-me bem – e chego a escutar – a música que tocava quando ingressávamos pelos corredores do Teatro Guarani, rumo ao palco que nos aguardava, decorado, mas sem a super produção das formaturas contemporâneas. A música, conhecida como Coro dos Ferreiros, da Ópera Il Trovatore, prenunciava o “mise en scéne” que viria logo após. Éramos um grupo numeroso e heterogêneo, com aspirações distintas, proporcionais e peculiares as nossas faixas etárias que eram, também, distintas. Mas nos igualávamos ali, particularmente pela alegria da conquista. Aos colegas que, eventualmente passarem por aqui, deixo um abraço fraterno, e a consideração por havermos dividido, juntos, aquele 29 de setembro de 1989. Aos meus alunos, que me visitam, fica o conselho: sejam entusiasmados e motivados; sejam insistentes e não esmoreçam e, podem crer, serão recompensados. Vocês também podem, logo ali, comemorar, com imensa alegria, essa mesma vitória que há vinte anos logrei conquistar. Abraços.

Para quem quiser ouvir o Coro dos Ferreiros: Clique no link videos, na barra lateral.

Nenhum comentário: